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  1. #1
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    Predeterminado Los viejos submarinos Clase Typhoon

    Se trata de submarinos "Typhoon" como se llamaba en los documentos de la OTAN o "Tiburón" como se le llamó en Rusia. Esta considerado el submarino más grande del mundo, con más de 170 metros (515 pies) de largo y 23 metros (70 pies) de ancho. Puede transportar 20 misiles nucleares y balísticos,y sólo había seis de esos construido. Sólo 3 estan intactos, pero ahora se quedan fuera de servicio, en bloques separados de acuerdo con el acuerdo entre EE.UU. y la URSS, firmado por M. Gorbachov.

    El desarrollo de este pesado submarino nuclear estratégico (SSBN) fue autorizado en Diciembre de 1972, y el 19 de Diciembre de 1973 el gobierno emitió oficialmente la orden para diseñar y construir el submarino de misiles balísticos Proyecto 941 Akula (que en Ruso significa “Tiburón”), que es su verdadero nombre, ya que TYPHOON es la designación de la OTAN. El promotor fue la oficina de diseño de Leningrado que es ahora la Oficina Central de Diseño para la Ingeniería de la Marina “Rubin”, el proyecto fue llevado a cabo por el ingeniero jefe S.H. Kovalev y su construcción tuvo lugar en los astilleros Nr. 402 Sevmash, de Severodvinsk, cerca de Arkangel, en el Mar Blanco. Para su fabricación se tuvieron en cuenta más de 200 soluciones, asegurándose así de que el TYPHOON entrara en el nuevo milenio siendo, no solo el submarino más grande del mundo, sino también uno de los más avanzados tecnológicamente. Después de intensivas comprobaciones, el TK-208 fue puesto en servicio en Septiembre de 1980 e introducido en la flota del Norte el 12 de Diciembre de 1981.

    Entre 1981 y 1989 seis submarinos de la clase TYPHOON entraron en servicio, teniendo su base en Nyerpichya, en el fiordo de Zapadnaya Litsa, en la Península Kola. La Unión Soviética tenía planes ambiciosos para construir muchos más TYPHOON y asignarlos a la Flota del Norte y a la Flota del Pacífico. De hecho, un séptimo buque se empezó a construir a finales de los 80, pero nunca se finalizó, pues coincidió con la ruptura de la URSS y el proyecto se paralizó.



































































































    El video de como lo desarman

    http://video.rutube.ru/029550bfc7cda158024e3da2de005880

  2. #2
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  3. #3
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    Predeterminado Respuesta: Los viejos submarinos Clase Typhoon

    Muy buen material fotográfico Chosen. Cuál es el estado actual de la flota de Typhoon?
    "Nuc minerva, postea palas"

  4. #4
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    Cita Iniciado por Jet_Jet Ver mensaje
    Muy buen material fotográfico Chosen. Cuál es el estado actual de la flota de Typhoon?
    La Unión Soviética tenía planes ambiciosos para construir muchos más TYPHOON y asignarlos a la Flota del Norte y a la Flota del Pacífico. De hecho, un séptimo buque se empezó a construir a finales de los 80, pero nunca se finalizó, pues coincidió con la ruptura de la URSS y el proyecto se paralizó.

    La vida operacional de estos submarinos se estima que está entre 20-30 años, aunque para mantenerlo activo durante ese periodo, el buque necesita revisiones y reparaciones de gran escala cada 7-8 años. De otro modo, la vida de un submarino se reduce drásticamente a casi la mitad.

    De los seis buques de que constaba la clase, tres ya han sido retirados completamente, como parte del Tratado para la Reducción de Armas firmado por Estados Unidos y Rusia. El TK-202 y el TK-12 fueron sacados de servicio en 1996 y puestos en reserva, y el TK-13 un año más tarde. El TK-202 llegó a Severodvinsk a principios de Julio de 1999 para el decomisionamiento y en verano/otoño de 2002 comenzó el proceso de descarga de residuos radioactivos. Estados Unidos está aportando fondos para ayudar al desmantelamiento de estos submarinos. Pero el trabajo de desguace es lento, costoso y complicado. Lo primero es quitar el combustible nuclear utilizado por el submarino, después se retiran los 2 reactores, y para ello hay que construir instalaciones especiales. Los otros dos buques, el TK-12 y el TK-13, están esperando su turno para seguir el mismo camino.

    Todo parece indicar que Rusia desea mantener en servicio los otros tres submarinos TYPHOON, el TK-208, TK-17 y TK-20 hasta el 2007 o 2010, haciéndolos funcionar como plataformas de pruebas (al menos el TK-208) para nuevas armas estratégicas y/o equipándolos con nuevos misiles, tales como el SS-N-23, SS-N-26, Topol y Topol-M en sus versiones navales.

    TK-208 12 de diciembre 1981 plataforma de prueba para misil Bulava

    TK-202 desmantelado en 2003-2005

    TK-12[1] 27 de abril 1982 1 Sacado del servicio en 1996, empezó su desmantelamiento

    TK-13 5 de enero 1984 Sacado del servicio en 1997, listo para desmantelar

    TC-17 Arkhangelsk 18 de noviembre de 2002. 6 de noviembre 1987 En reserva esperando modernización

    TK-20TK-20 Severstal 6 de enero 1987 Septiembre 1989 En reserva esperando modernización

    TK-210 Proyecto cancelado

  5. #5
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    Gracias por la data Chosen!!!
    "Nuc minerva, postea palas"

  6. #6
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    Predeterminado Respuesta: Los viejos submarinos Clase Typhoon

    Hola TheChosen:

    Según y ante mi consulta que realicé en otro foro, dos Tifones ya han recibido su upgrade correspondiente, aunque no me supieron precisar cuando y que tipo de MLU recibieron ¿Ud. tiene alguna data que pueda confirmar esto?

    Imágen cortesía del Forista Fatherland de ZM.


    Cordiales Saludos
    Última edición por MGB; 24/05/2009 a las 21:11
    "NO PREPARARSE PARA ENFRENTAR LO PEOR ALIMENTANDO LA ILUSION DE QUE LO PEOR NO VA A OCURRIR, NO SOLO ES UNA INGENUIDAD, CONSTITUYE EN RIGOR UNA NEGLIGENCIA IMPERDONABLE".

    (Contraalmirante Roberto Luis Pertusio)

  7. #7
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    Muy bueno TheChosen...Uno solo aca em latino america resolvia tudo.
    Esta foto de MGB mostra el verdadero tamaño del "bicho", las persona son hormigas cerca del !

  8. #8
    MGB
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    Cita Iniciado por GIGGIO21BR Ver mensaje
    Esta foto de MGB mostra el verdadero tamaño del "bicho", las persona son hormigas cerca del !
    Hola GIGGIO21BR, es verdad lo que puntualizas, son verdaderas moles y personalmente considero a estos subs como verdaderas leyendas de la ingenieria naval, te dejo este video que muestra imágenes de los Tifones y con música de fondo mas que apropiada para la ocación...




    Cordiales Saludos
    "NO PREPARARSE PARA ENFRENTAR LO PEOR ALIMENTANDO LA ILUSION DE QUE LO PEOR NO VA A OCURRIR, NO SOLO ES UNA INGENUIDAD, CONSTITUYE EN RIGOR UNA NEGLIGENCIA IMPERDONABLE".

    (Contraalmirante Roberto Luis Pertusio)

  9. #9
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    Predeterminado Respuesta: Los viejos submarinos Clase Typhoon

    Gracias MGB, muy bueno video, sube un calafrio en la coluna...transporte a los tiempos de la Guerra Fría. Soy un apasionado por las máquinas ruso / soviético. Bien dicho, son una leyenda. Si no me falla la memoria, tales subs tenian objtetivo de viajar escondido en gruesas capas de hielo en el polo norte a romper en puntos estratégicos en caso de un ataque nuclear.

  10. #10
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    Cita Iniciado por MGB Ver mensaje
    Hola TheChosen:

    Según y ante mi consulta que realicé en otro foro, dos Tifones ya han recibido su upgrade correspondiente, aunque no me supieron precisar cuando y que tipo de MLU recibieron ¿Ud. tiene alguna data que pueda confirmar esto?

    Cordiales Saludos
    Encontrei estas informaciones:

    SSBN 941 “AKULA” - O tubarão soviético
    14, abril, 2009

    Sem comentários O maior submarino do mundo e certamente um dos mais temidos submarinos soviéticos da guerra-fria, os submarinos da classe Typhoon (embora o nome soviético/russo para esta classe seja Akula (Tubarão), a OTAN adotou a denominação Typhoon (Tufão), provavelmente em decorrência das palavras proferidas pelo premiê soviético Leonid Brezhnev, no ano de 1974, onde ele mencionava a construção de um novo SSBN chamado Tayfun. Importante salientar que esta classe de SSBN nada tem em comum com os submarinos SSN designados Akula pela OTAN, cuja denominação russa é Bars) impuseram grande temor às forças de defesa norte-americanas.

    Os submarinos Typhoon, que navegavam especialmente nas as águas gélidas do Atlântico Norte, não necessitavam submergir ou mesmo navegar para poder lançar seu impressionante arsenal nuclear composto por 20 mísseis MIRV de longo alcance (alcance de 10000 km) R-39 (também chamados SS-N-20), cada um transportando 10 ogivas de 2MT, e tendo como alvo os Estados Unidos. Era possível iniciar o lançamento de seu arsenal mesmo estando aportado, mais uma razão para estes submarinos serem extremamente temidos.

    O projeto do submarino incluía características que lhe permitiam navegar tanto sob uma espessa camada de gelo, quanto navegar na superfície, rompendo a camada de gelo. Superfícies de controle de profundidade horizontais foram instalados na seção da proa e se retraíam para dentro do casco. Também foram instaladas superfícies de controle de profundidade nas laterais dos eixos das hélices. O sistema de equipamentos retráteis incluía dos periscópios (um par ao comandante e um para uso geral), rádio sextante, radar, mastros de rádio-comunicação, navegação e localização. Estes mastros eram instalados em uma célula na torre, célula esta que possuía cobertura reforçada para o rompimento de superfícies congeladas.

    Os míssseis R-39 eram acomodados em duas fileiras de 10 mísseis cada, acomodados à frente da torre do submarino. Os Typhoon também contavam com um sistema de carregamento automático de seus seis tubos de torpedos dianteiros, que possuíam calibres de 533 e 650 mm.

    A propulsão deste gigantesco barco era providenciada por dois reatores, cada um produzindo 190 MW. A velocidade máxima da embarcação podia atingir os 27 nós. Se compararmos o Typhoon com os submarinos nucleares soviéticos da primeira e segunda gerações, sua manobrabilidade era impressionante, mesmo com seu gigantesco deslocamento. Também podemos afirmar com certeza que o Typhoon é um dos submarinos soviéticos mais silenciosos já fabricados. Grande parte dessa redução se deve a um sistema pneumático de dupla absorção de impacto, a um novo sistema de transmissão através de engrenagens, a um novo sistema de isolamento acústico e a uma cobertura hidroacústica.

    Cabe também citar que o Typhhon era equipado com um sistema hidroacústico “Slope”, que consiste em quatro estações hidroacústicas, capazes de engajar e rastrear acusticamente até 12 navios. Além disso o sistema do Typhoon contava com 2 antenas flutuantes, para a recepção de transmissões de rádio, dados sobre localização de alvos e sinais de navegação via satélite, essenciais para a navegação a grande profundidade e sob superfícies congeladas.

    O desenvolvimento do submarino estratégico 941 foi autorizado em dezembro de 1972 e a 19 de dezembro de 1973, o governo soviético formalizou oficialmente a ordem para projetar e construir o SSBN 941. O projeto ficou a cargo do Escritório de Projetos Leningrado, atualmente Escritório Central de Projetos para Engenharia Marinha “Rubin”. Após extensos testes, o 941-”TK-208″ foi lançado em setembro de 1980, sendo entregue à Frota Norte, em 12 de dezembro de 1981. Entre os anos de 1981 e 1989, seis submarinos da classe Typhoon entraram em serviço, tornando-se parte da 1ª Frotilha de Submarinos Nucleares da Frota Norte, baseada em Nyerpichya. Uma sétima embarcação foi iniciada, mas sua construção foi cancelada antes de sua conclusão.


    Inicialmente esperava-se que os submarinos da classe Typhoon fossem modernizados, tendo seu sistema de lançamento D-19 substituído por outro mais moderno e passando a operar os mais modernos mísseis SS-N-28 Bark. O primeiro submarino a ser construído, o TK-208 Dmitry Donskoi, teve iniciadas as oprações de modernização em 1992, após um acidente com um de seus mísseis. Kuroedov, Comandande em Chefe da Marinha de Guerra da Rússia, ordenou pessoalmente a modernização do TK-208. Como o novo míssil SS-N-28 era 20 milímetros mais espesso que o SS-N-20, os tubos de lançamento tiveram que ser reconstruídos, a um custo de 10 bilhões de rublos (cerca de 292 milhões de dólares). Os SS-N-28 já estavam em fase de testes quando a Marinha russa preteriu o projeto em favor de um novo projeto, de criação do Moscow Teplotechnika Institute. O instituto de lobby junto ao Ministro da Defesa Sergei Ivanov, assim foi decidido modernizar o TK-208 para a utilização do novo míssil Bulava.

    A vida operacional destes submarinos era estimada entre 20 e 30 anos, mas para tal, fazia-se necessária uma modernização de seus equipamentos a cada 7 ou 8 anos, caso contrário a vida útil da embarcação cai para 10-15 anos. Em 1997, após o descomissionamento de dois Typhoon, os oficiais russos alegavam que seria possível operá-los sem modernizações pelo menos até 2007 (22-25 anos de vida útil)


    O Tratado Não-Lugar de Cooperação para Redução Nuclear, firmado entre os EUA e Rússia estabelecia como data limite o ano de 1999. para o desmantelamento de 25 embarcações da classe Delta, 5 embarcações da Classe Typhonn e uma embarcação da Classe Yankee, embarcações estas capazes de lançar juntas, mais de 400 mísseis e 1700 ogivas nucleares.


    Por volta de junho de 2000, a Marinha Russa afirmava ter em operação 26 SSBN, transportando 2272 ogivas em seus 440 mísseis balísticos. A força consistia de 5 submarinos Typhoon, 7 submarinos Delta IV e 13 submarinos Delta III (obviamente que a soma destes submarinos resulta em 25 embarcações e não em 26), mas de acordo com um reporte de 1999, somente um submarino da classe Typhoon permanecia na ativa e estima-se que não mais que três estejam na reserva.


    Em janeiro de 2000, um reporte informava que 3 dos 6 Typhoon permaneceiam em serviço ativo, empregados principalmente para testes dos novos mísseis SS-N-28 Bark, contrariando o acordado no Tratado de Cooperação e a informação que o Bark havia sido cancelado por conta de falhas do projeto. Ao mesmo tempo a Marinha russa informava que 12 SSBN seria o número mínimo necessário para manter sua estrutura de defesa.

    Em 2002. o comandante da Frota Norte da Marinha russa, informou que 3 submarinos Typhoon haviam sido desmantelados e dois Typhoon modernizados já estavam prontos para serem reincorporados pela marinha. O primeiro Typhoon modernizado a ser reincorporado foi o TK-208, que foi reativado após 10 anos.

    Em 24 de maio de 2004, o almirante Gennady Suchkov, comandante da Frota Norte, ordenou o descomissionamento dos Typhoon remanescentes, uma vez que o pedido de modernização foi negado. O Almirante havia sido suspenso por Putin, sob a alegação de ser culpado pela morte de 10 tripulantes que morreram no naufrágio de um submarino descomissionado. Condenado a 4 anos de prisão, a sentença foi revogada no final de maio de 2004.

    As informações a respeito do real paradeiro dos submarinos da Classe Typhoon são controversas. Em 2006, as informações davam conta que o TK-208 era utilizado apenas como base para testes dos novos mísseis Bulava, o TK-20 permanecia na ativa, mas transportando apenas 10 mísseis, sem possibilidades de completamento, uma vez que as instalações de produção do SS-N-20 foram desmanteladas. E o TK-17 permanecia na ativa, mas sem transportar nenhum míssil. Em dezembro de 2006 foi iniciado o desmantelamento do TK-12, como financiamento dos EUA. O desmantelamento completo estava estimado para o final do ano de 2007 .

    Informações mais recentes dão conta que apenas o TK-208 encontra-se na ativa, e os outros dois estão na reserva, em parte por causa de seu altíssimo custo operacional.




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