19/02/2010 - 13h17
Canadá agradece Brasil por resgate de veleiro na costa do Rio; 64 são resgatados

da France Presse
da Folha Online

O Canadá agradeceu nesta sexta-feira o Brasil pelo resgate de 64 estudantes e membros da tripulação de um veleiro canadense, Concordia, que naufragou quinta-feira (18) na costa do Rio de Janeiro. Nesta sexta, a Marinha informou que os ocupantes foram resgatados.

Marinha resgata 64 após naufrágio
Curso em veleiro que naufragou custa até R$ 85 mil

"A tripulação e todos os passageiros se encontram sãos e salvos. É uma boa notícia", disse o ministro canadense das Relações Exteriores, Lawrence Cannon, em um comunicado.


"Agradeço as autoridades brasileiras que realizaram essa operação de resgate e agiram rapidamente para prestar assistência ao veleiro e a seus passageiros", disse.

O Concordia, um veleiro de quase 60 metros de comprimento pertencente à universidade canadense West Island College International, naufragou a cerca de 550 km da costa brasileira por volta das 17h de quinta-feira após enfrentar fortes ventos, indicou o comandante Romualdo, contactado por telefone em Brasília.

O barco partiu no dia 8 de fevereiro de Recife com destino a Montevidéu, no Uruguai, onde deveria chegar no dia 25 de fevereiro.

Resgate

De acordo com a assessoria da Marinha, o chamado de resgate feito pelo navio veleiro Concordia foi recebido por volta das 17h de ontem. Os ocupantes da embarcação estavam em quatro balsas salva-vidas a cerca de 300 milhas (cerca de 550 km) do litoral do Rio. A primeira balsa foi localizada pela Força Aérea Brasileira por volta das 20h de ontem.

A Marinha encaminhou para o resgate da tripulação a Fragata Constituição e três navios mercantes que estavam na região. Também foi encaminhado para o local o rebocador de alto mar Almirante Guillobel e a Fragata Liberal, mas ainda não chegaram no local. A Força Aérea também participou das buscas com uma aeronave Hercules, C-130.

Fonte:Folha Online - Cotidiano - Canadá agradece Brasil por resgate de veleiro na costa do Rio; 64 são resgatados - 19/02/2010



Saludos