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  • 1 Post By kid gumer

Tema: Embraer reestatizada?

  1. #1
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    Predeterminado Embraer reestatizada?

    Intervenção branca’ na Embraer?


    27 de abril de 2012, em Indústria Aeroespacial, por Guilherme Poggio



    Segundo reportagem da revista ‘Isto É’, governo intervém na empresa após demonstrar insatisfação com a gestão


    Privatizada em 1994, a Embraer em quase duas décadas experimentou um crescimento vertiginoso e passou a ocupar a liderança mundial do mercado de jatos comerciais de pequeno e médio porte. Em parceria com a FAB, transformou o Super Tucano numa bem-sucedida aeronave de ataque leve. Essa trajetória ascendente sempre foi atribuída ao comando do engenheiro mecânico Maurício Botelho. Ele entrou na empresa em 1995, assumiu a presidência em 2007, mas saiu de lá em janeiro, após renunciar ao conselho de administração. Embora tenha alegado “razões pessoais”, a saída de Botelho não foi um fato isolado. Nos últimos seis meses, pelo menos 17 executivos deixaram seus cargos, entre eles o vice-presidente para a área de Defesa e Segurança, Orlando Ferreira Neto, e o diretor de Inteligência de Mercado, Fernando Ikedo. A Embraer, que mantém reserva sobre boa parte das mudanças, sustenta que se trata de um “turnover natural”. Mas fontes do setor e ex-funcionários ouvidos por ISTOÉ classificam as trocas como uma espécie de “intervenção branca”. O governo federal estaria insatisfeito com o que considera uma “gestão conservadora” da turma de Botelho.

    Um dos indícios mais fortes do movimento do Palácio do Planalto para influir nos rumos da Embraer foi a eleição do secretário do Tesouro, Arno Augustin, como conselheiro titular da companhia. Disposta a retomar o segundo assento a que o governo tinha direito no conselho de administração da Embraer, a presidenta Dilma Rousseff indicou para o cargo alguém de estreita confiança, figura de proa do PT gaúcho e contemporâneo dela na gestão Olívio Dutra (1999-2002), no Rio Grande do Sul. No conselho da Embraer, o governo tem mais uma cadeira, ocupada por representante da FAB, que exerce papel estratégico por meio de uma golden share.

    A influência do governo na empresa é tabu e ninguém fala oficialmente a respeito. Antes de ser demitido em novembro, porém, Orlando Neto esteve em Brasília com o ministro da Defesa, Celso Amorim, que cobrou uma contrapartida da Embraer aos investimentos que o governo tem feito na área de Defesa da empresa. Desde 2009, quando foi lançado o projeto do cargueiro militar KC-390, a Embraer já recebeu mais de R$ 1 bilhão em repasses federais. Apesar da pressão, a fabricante prefere não ousar, acuada pela crise no setor de jatos comerciais. Negou-se a apostar em parcerias negociadas pelo governo com outros países para o desenvolvimento de novos produtos. Rejeitou ajuda dos franceses da EADS para resolver um problema de projeto da porta traseira do KC e não aceitou a proposta da Índia de desenvolver uma aeronave-patrulha com maior autonomia e capacidade antissubmarino. Preferiu se dedicar a um projeto mais simples de aviões-radar. Os indianos acabaram comprando dos Estados Unidos.



    “Uma empresa como a Embraer deve ser gerida por princípios do mercado, para ter competitividade, mas responder aos interesses estratégicos do Estado”, sintetiza o coronel reformado Geraldo Cavagnari, da Unicamp. Dentro dessa lógica, Salvador Raza, professor de planejamento estratégico do Centro para Estudos de Defesa Hemisférica, da National Defense University, em Washington, alerta que a produção de Super Tucanos e o projeto do cargueiro KC-390 não são suficientes para garantir o futuro da Embraer. A perda do contrato para os EUA, por exemplo, reduziu ainda mais as chances de popularizar a aeronave de ataque no mundo. E o KC enfrentará o poderoso lobby americano da Lockheed Martin, com o consagrado C-130J. “A empresa não está conseguindo gerar uma visão estratégica que faça sentido do ponto de vista comercial e industrial na área de defesa, e tampouco consegue alinhar-se aos interesses do governo”, avalia Raza. Para o especialista, as demissões são “o remédio errado para a doença errada” e só agravará o problema. “Trazer gente do governo para dentro da empresa é legítimo, mas o problema da Embraer é que ela não consegue gerar um sistema de defesa que seja competitivo em nível internacional”, diz. Ele acredita numa ruptura irreversível, caso não haja uma mudança real em quatro meses.

    Na área civil, a fabricante brasileira já sofre com a proliferação de jatos executivos e aviões comerciais médios. Uma parceria com a Bombardier foi cogitada na visita do governador-geral do Canadá, David Johnston, a Brasília na semana passada. Mas o presidente da Embraer, Frederico Curado, no cargo desde 2007, acha prematuro disputar mercado com gigantes como a Airbus e a Boeing, e não vê necessidade de promover um ajuste de rota. 

    FONTE: ISTO É

    http://www.aereo.jor.br/2012/04/27/i...ca-na-embraer/
    Julio Gutièrrez
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  2. #2
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    Predeterminado Re: Embraer reestatizada?

    Seria mucho esperar que esto tenga que ver con la creación y fabricación de un casa ideado entre ambos países.
    Se que están en el fx2 pero podrían excusarce diciendo que querían el f-18 pero con lo que paso con los super tucanos ahora no quieren hacer negocios?

    Solo un sueño pero entre ambos países podríamos hacer algo así y dejar de depender de lo de afuera ahora mas que nunca que sabemos como actúan algunos países.

  3. #3
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    Predeterminado Re: Embraer reestatizada?

    Cita Iniciado por andrespalo Ver mensaje
    Seria mucho esperar que esto tenga que ver con la creación y fabricación de un casa ideado entre ambos países.
    Se que están en el fx2 pero podrían excusarce diciendo que querían el f-18 pero con lo que paso con los super tucanos ahora no quieren hacer negocios?

    Solo un sueño pero entre ambos países podríamos hacer algo así y dejar de depender de lo de afuera ahora mas que nunca que sabemos como actúan algunos países.
    mmm si bien es cierto que ambos paises tienen cierta experoencia ya sea argentina con el pampa y brasil con el amx, todavia les falta para diseñar un caza de 0, el camino podria ser producir bajo licencia, tal vez la alianza fade-citic abriria esa posibilidad, la ventaja en este caso es que ambos paises tienen desarrollos interesantes en misiles AA, ataque a superficie, electronica etc, bajo licencia, electronica francesa o israeli mas armas indigenas puede ser un camino, de ahi seria la plataforma para futuros desarrollos, fijate que china con el gigante que es copio desarrollos (y desarrollo sobre modelos existentes de los rusos) hasta hace 10 años y recien ahora esta con desarrollos propias, no hay que creer q es soplar y hacer botella.

  4. #4
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    Predeterminado Re: Embraer reestatizada?

    Si por eso decía lo de un sueño jajaja.
    Con respecto a fabricar bajo licencia si te dejaran fabricar un porcentaje relevante o al menos partes criticas que son las que hacen falta en caso de conflictos si me parece la opción mas acertada, pero siempre y cuando se cumpla el punto anterior.

  5. #5
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    Predeterminado Re: Embraer reestatizada?

    Una pregunta, no se puede traer traducido?

  6. #6
    Colaborador Avatar de DragoDrayson
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    Predeterminado Re: Embraer reestatizada?

    No sabia que India le había propuesto el desarrollo conjunto de un avión antisubmarinos con mayor alcance para competir contra el P-8!
    De todo esto se podría captar algunos de los dirigentes que se están yendo de Embraer para que nos den una mano en FAdeA...

  7. #7
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    Predeterminado Re: Embraer reestatizada?

    Si llegan a nacionalizar embraer podria volver el proyecto del caza Embraer MFT-LF? o el saia 90 entre ambos?

  8. #8
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    Predeterminado Re: Embraer reestatizada?

    Si llegan a nacionalizar embraer podria volver el proyecto del caza Embraer MFT-LF? o el saia 90 entre ambos?
    O comprar las licencias de j-10 o el que mas me gusta por ser monomotor el HAL Tejas?

  9. #9
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    Predeterminado Re: Embraer reestatizada?

    si yo fuera brasileño ,ni en pedo me asocio con Fadea u otra empresa estatal argentina en un proyecto importante , y ellos obvio que tampoco , son de otra liga , ellos juegan en primera , nosotros en la B metropolitana , o lo que se parezca a una tercera division, slds

  10. #10
    Usuario registrado Avatar de kid gumer
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    Thumbs up Re: Embraer reestatizada?

    Cita Iniciado por perromalo Ver mensaje
    si yo fuera brasileño ,ni en pedo me asocio con Fadea u otra empresa estatal argentina en un proyecto importante , y ellos obvio que tampoco , son de otra liga , ellos juegan en primera , nosotros en la B metropolitana , o lo que se parezca a una tercera division, slds

    Soy brasileño y creo que la mejor solución es la integración Brasil-Argentina.
    divididos somos fuertes, juntos somos invencibles.

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